domingo, 10 de agosto de 2008

Sobre a minha revolta com certas escolhas;

aranhas e suas teias por favor não se apossem mais do nosso blog! =x

Se você entrar em qualquer hospital daqui de florianópolis você vai perceber que a situação não é das melhores. Pra falar bem o português, a coisa ta preta! O nosso sistema unico de saúde é uma piada. O senhor deseja marcar uma consulta? Ótimo, volto a falar com o senhor daqui há 3 anos. Enquanto isso, o senhor pode ir pagando boa parte de toda a sua renda em impostos que nunca trarão nenhum retorno.
Escolas? pouquíssimas. Todo começo de ano é uma verdadeira luta se você quiser matricular uma criança em uma das escolas da rede pública. Sem contar os desafios que alunos e professores encaram nas salas de aula sem nenhuma infra-estrutura.
Até ai, tudo bem. - Quer dizer, é quase impossivel dizer que está "tudo bem" quando a maior parte da população não tem direito a saúde e muito menos a educação mas, continuemos. -
Então, dia desses estou assistindo o jornal e começo a perceber que há uma enorme pressão no fato de que Florianópolis pode ser uma das sedes da copa do mundo de 2014. Com reporteres bem vestidos, isso é anunciado em bom tom, para que não haja nenhuma dúvida. E as imagens dos pacientes sem leitos, escolas sem alunos, acidentes diários são todas substituidas por imagens das praias, das pontes e da beira-mar. Ah! Como eu queria que a minha querida cidade fosse como é mostrada lá fora.
O que mais me revoltou foi constatar que as pessoas da minha cidade não tomam nenhuma providência, ao fato de que milhões de reais podem ser gastos na construção de um ou dois estádios de futebol para sediar uma copa do mundo a construir hospitais, escolas, e tudo que uma cidade precisa.
Isso me escandaliza. Saber que os telejornais preferem fazer uma campanha para a construção de um estádio de futebol a melhorar a cidade. Até entendo, vai gerar lucro pra cidade, turismo e blablablá. Mas até onde vai essa vontade de trazer "melhorias" pra cidade? Não acredito nessa campanha e sou totalmente contra a copa do mundo no Brasil.
E o que me deixou mais desolada, foi ouvir meu pai me dando o conselho de não comentar isso com nenhum "manézinho da ilha", porque eu corria o sério risco de ser linxada em praça publica.
E falo de Florianópolis porque vivo aqui, e é indicada como uma das melhores cidades para se morar devido ao IDH elevado. Mas tenho certeza de que senão todas, mais da metade das cidades com chances de serem sedes têm os mesmos problemas que a minha cidade.
Fazer algo? de verdade duvido que alguém aqui esteja pensando em hospitais e escolas quando podemos ter um grande e lindo estádio de futebol!
Particularmente, nada pode melhorar sem educação e acredito também que esse país não vai pra frente enquanto todas as pessoas preferirem um estádio a uma escola.
E o pior é que nem com muito sacríficio eu consigo fechar os olhos pra essa realidade, como quase todas as pessoas fazem.
O futuro do país me assusta.

Um comentário:

Em superação disse...

A verdade que eu enxergo é que pra construir essas coisas pra copa o governo federal ajuda mt mais as cidades do que pra construir ou melhorar escolas, por exemplo. O prefeito aqui de Manaus falou um dia desses que o os impostos vao quase todos pro governo federal + estadual e o municipal que se vire. O que, é claro, é um exagero pq qual cidade que não arrecada rios de dinheiro né?

O que acontece é: pra cada construção muito dinheiro é desviado. Imagina só como é mais legal desviar o dinheiro que nem é todo "nosso", ou seja, pegar boa parte do governo federal. Só o que importa pra eles é o que vão lucrar, nunca o bem estar do povo. Meio como as companhias telefônicas, alias, como qualquer empresa. a diferença é que o governo não é empresa!!

vou copiar aqui um negócio que falaram numa lista de discussão do meu curso aqui em manaus que resume muito bem essas coisas de querer melhorar estádios e num-sei-oq, e nao estar nem aí pro resto:

"Quartas de Finais (por exemplo),
Argentina e Alemanha... pleno Vivaldo Lima
Jogo atrasado em 1 hora...
A seleção alemã ainda não chegou ao estádio....

Galvão Bueno: "Vamos agora com o Tino Marcos direto do gramado"
Tino Marcos: "Galvão, a informação que acaba de chegar é que a seleção Alemão pegou um engarrafamento num trecho chamado 'Bola do Coroado' e por isso o jogo será atrasado em 2 horas..." "

ps: adorei o post :D