quarta-feira, 16 de julho de 2008

Saudades

- Qual vai ser a de hoje?
- Vamos fazer assim: eu digo uma palavra e vc escreve sobre isso, e vice-versa!
- Tá bom! Qual a minha palavra?
- Saudade

Pois bem:

Antes de mais nada quero comentar sobre a teoria de um amigo. Segundo ele, não existe presente. Ninguém vive o presente, apenas pensando no passado ou planejando o futuro. Isso porque o presente de verdade, ao pé da letra, é uma fração infinitesimal de tempo que, de tão pequeno não é possível sequer pensar sobre ele enquanto ele acontece, quanto mais vivê-lo, o que pode fazer sentido ou não, dependendo do ponto de vista (claro).

O segundo ponto que eu acho importante analisar é o quanto acontecem coisas boas e ruins na nossa vida, o quanto fazemos besteiras no decorrer de tudo, mas que um dia servem pra alguma coisa, ainda que seja de mau exemplo, ou seja, se arrepender de qualquer coisa que já aconteceu (não sei pq, mas me veio a impressão de que não existe outra possibilidade de arrependimento, contudo isso não vem ao caso :P) não é válido. Mas o que isso tem a ver com o contexto? Calma.

Por último, o principal: os momentos de felicidade que passamos durante a vida. Se por um lado é muito difícil esquecer as coisas das quais teríamos motivos para arrependimento, os momentos cujos sentimentos remetem a contentamentos não podem nos trazer sofrimento (só pra rimar, pq a Sofia acabou de me mostrar um site que vai mudar a minha vida mas não vou contar qual é se não minha carreira de poeta vai por água abaixo).

Me perguntaram hoje se é bom sentir saudades se a gente sofre tanto com isso. Na minha opinião e na da raposa do pequeno príncipe não existe amor sem saudade, e existe algum sentimento mais importante que o amor? por um parente, amigo, vizinho, enfim.. são os momentos que passamos com as pessoas que fazem delas tão importantes, e se realmente for verdade que o presente não existe, nos resta viver com as lembranças de um passado bonito e a esperança de reencontros futuros.

2 comentários:

Yocco Sazake disse...

AAAhhh...
esse moço,eu adoro o que ele escreve...
vc já sentiu saúdades de uma vida que nunca teve?
beijos.

Sofia Rech disse...

só eu mesmo pra achar uma coisa que pode mudar a sua vida (H)
mas enfim, duvido que cê precise mesmo =x, considerando que é um poeta e tanto. :)
e o texto não tem nem o que falar :D